Hoje é o dia do nascimento de um dos maiores poetas do país
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 19/10/2021
Marcus Vinitius da Cruz de Melo Moraes, que teve o segundo nome aportuguesado para Vinicius quando tinha nove anos, nasceu em 19 de outubro de 1913, no Rio de Janeiro, cidade à qual seu trabalho e sua memória estão ligados de forma permanente. Em 1922, quando São Paulo efervescia com a Semana de Arte Moderna, Vinicius já escrevia seus primeiros versos; formou um grupo musical com amigos do Colégio Santo Inácio, do qual faziam parte seus primeiros parceiros de composição, Paulo e Haroldo Tapajós. Aos 19 anos, entrou na Faculdade de Direito. Seu primeiro livro de poemas, O Caminho para a Distância, foi publicado em 1933.
No final da mesma década, Vinicius, elogiado por Manuel Bandeira e Mário de Andrade, já tinha seu nome consolidado no panorama literário brasileiro. De fato, embora tenha atuado como jornalista e crítico cinematográfico e seguido brevemente a carreira diplomática, entre 1946 e 1968, quando foi compulsoriamente aposentado pelo Ato Institucional n. 5, Vinicius de Moraes jamais deixou de escrever, passando por teatro, cinema e prosa, mas se considerando acima de tudo poeta. Teve inúmeros parceiros como letrista. Tom Jobim, Chico Buarque, Carlos Lyra e principalmente Antonio Pecci Filho, o Toquinho, com quem formou uma dupla que rendeu mais de cem canções e cerca de mil espetáculos. A parceria de 11 anos se encerrou apenas com a morte de Vinicius de Moraes, no Rio de Janeiro, em 09 de julho de 1980.
Entre letras de música, poemas e peças teatrais, com destaque para Orfeu da Conceição, de 1954, Vinicius de Moraes deixou uma vasta obra, editada e reeditada ao longo de décadas.