Hospital Universitário usa molde em 3D para reconstruir crânio
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 04/10/2021
O Hospital Universitário do Oeste (Huop) realizou, pela primeira vez, uma cirurgia de reconstrução de crânio com um molde 3D. O procedimento, inédito em um hospital público da região Oeste, foi possível graças a uma parceria da instituição com a startup Segmenta Biomodelos, de Toledo. O Huop é vinculado à Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).
A tecnologia consiste em um molde com baixo custo, que visa atender as demandas do SUS. Não existe na região banco de ossos que possam auxiliar nesse tipo de cirurgia.
Para o procedimento, foi necessário um planejamento cirúrgico para definição da assimetria do crânio. “Essa cirurgia não teria a mesma qualidade final sem o molde, pois o contorno seria feito à mão livre, e quando as falhas são grandes no crânio é difícil ter uma assimetria e precisão tão boas”, explica o neurocirurgião Marcius Benigno Marques dos Santos.
O paciente, que aguardava desde 2012 a cirurgia, agora poderá retomar a rotina com normalidade. Antes da colocação do molde, foi necessário separar a espessura da pele da membrana que cobre o cérebro, para que então o molde pudesse ser encaixado.
Para o especialista em engenharia biomédica e responsável pela startup, Eduardo Garcia, a parceria trará grandes benefícios para o estado. “Esse é apenas o início. A tecnologia vem para ajudar muito em cirurgias como essa, e a expectativa é que possamos ajudar cada vez mais pessoas que sobrevivem a traumas ou tumores”, afirma.