Vacinação e teste de Covid são obrigatórios para entrar na Argentina
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 28/09/2021
Após mais de um ano e meio, a Ponte Tancredo Neves foi reaberta, nesta segunda-feira (27), segundo o Ministério de Turismo de Missiones. A fronteira liga Foz do Iguaçu a Porto Iguaçu, na Argentina, e foi liberada para uma iniciativa teste de um “corredor seguro”.
A entrada no país por via terrestre estava fechada desde março de 2020, por causa da pandemia do novo coronavírus. O trânsito estava liberado apenas para veículos de carga.
Conforme o governo argentino, para entrada no país, os turistas não precisarão fazer isolamento, mas deverão apresentar comprovante de vacinação completa contra a Covid, com a aplicação da segunda dose pelo menos 14 dias antes da chegada ao país vizinho, e um teste PCR negativo para a doença realizado até 72 horas antes antes da entrada.
De acordo com a autorização, está liberada a entrada de argentinos e moradores da Argentina, estrangeiros que passarem pela Direção Nacional de Migração e turistas nacionais ou residentes de países limítrofes que tenham ficado no Brasil nos últimos 14 dias antes da entrada na Argentina.
De acordo com o documento, também está autorizada a entrada no país pelo Aeroporto Internacional das Cataratas do Iguaçu, em Porto Iguaçu, a partir de 1º de outubro.
Regras para entrada na Argentina
Uma barreira sanitária foi instalada perto da aduana argentina, na Ponte Tancredo Neves, para verificar as seguintes exigências para a entrada no país:
- Esquema de vacinação completo, com data da última aplicação pelo menos 14 dias antes da chegada ao país;
- Apresentação de teste de PCR negativo realizado em até 72 horas antes da entrada e teste de antígeno ao entrar no país;
- Teste de PCR de 5 a 7 dias depois que a pessoa chegar ao país ou conforme seja definido pela autoridade sanitária;
- Pessoas que não apresentarem esquema de vacinação completo, incluindo os menores de idade, deverão fazer quarentena, testar para antígeno ao entrarem e fazer teste de PCR até o sétimo dia;
- Nos casos em que os testes apresentarem resultado positivo para a Covid-19, os turistas deverão permanecer isolados nas instalações previstas pelo governo argentino por 10 dias.
O Ministério da Saúde argentino havia anunciado, em 21 de setembro, a possível reabertura gradual a partir de 1º de outubro para estrangeiros dos países vizinhos. Entretanto, após pedido da Diretoria Nacional de Migração da Argentina, a ponte foi reaberta antes do previsto para que o corredor turístico entre Porto Iguaçu e Foz do Iguaçu funcione como um teste dos protocolos sanitários.
Conforme anunciado pelo Ministério da Saúde argentino, a reabertura das fronteiras ocorrerá de forma gradual, com ampliação do número de estrangeiros que poderão entrar no país.