Versão digital do Real pode ser lançada este ano

Escrito por em 26/08/2021

O Banco Central (BC), responsável pelo PIX, trabalha agora na implementação do Real Digital.

Conforme explica Roberto Campos, presidente do BC, os estudos da moeda digital encontram-se em fase avançada e ela pode ingressar na economia ainda em 2022 ou, então, no ano que vem.

Durante o evento Expert XP, Roberto Campos anunciou: “estamos começando a falar sobre a tecnologia que vai ser usada”. Sem maiores informações do projeto, o executivo ainda afirmou ter a resposta para questões importantes do projeto, com resultados positivos.

A ideia da moeda digital interessa a 85% dos bancos centrais do mundo todo e, ao contrário do Bitcoin (criptomoeda), o Real Digital estará vinculado ao Banco Central e seu valor corresponde ao mesmo do dinheiro físico no país.

“O Banco Central emitiria esse recurso. Da mesma forma que ele emite o Real físico, emitiria um Real no formato digital. Esse recurso é distribuído através das instituições do sistema de pagamento”, diz o coordenador dos trabalhos, Fabio Araújo.

Novidade e praticidade

A movimentação de reais que não existem fisicamente implica a diminuição de custos de emissão e facilita a implementação de novas tecnologias, como contratos inteligentes.

O dinheiro físico não seria substituído, entraria apenas como opção para os cidadãos. Além da praticidade, a moeda digital possibilita transferências de propriedades e dinheiro de forma instantânea, bem como pouparia o tempo dos cidadãos em filas de mercados e bancos, por exemplo.

O projeto segue em fase de estudo. O Banco Central ainda não trabalha com data específica para o lançamento isso porque o projeto da moeda digital precisa trabalhar com todos os métodos de pagamentos existentes e relacionando todos os bancos do mundo para que as transações financeiras sejam possíveis entre países.

Fonte: Pbagora


[There are no radio stations in the database]