Obra da Ponte da Integração Brasil-Paraguai atinge 67% de execução em agosto
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 26/08/2021
Na margem brasileira, em Foz do Iguaçu, foi realizado o tensionamento dos primeiros estais, que são compostos por um conjunto de cabos de aço que sustentarão o tabuleiro da ponte sobre o Rio Paraná. Até o final da obra, serão 116 estais tensionados, variando de 66 a 263 metros de extensão.
Também foi executada a pré-montagem de mais duas aduelas metálicas de um total de 37 que serão posicionadas no vão central, e instalados tubos no mastro principal brasileiro, que, até o final de agosto, deve atingir 175 metros de altura, de sua fundação ao topo.
Na margem paraguaia, em Presidente Franco, foi finalizada a câmara de transição do mastro principal e iniciada a câmara de estais, que terá 34 metros de altura. Até o final do mês, o mastro deve atingir 151 metros. E no vão central foram posicionadas e solidarizadas lajes pré-moldadas sobre a aduela metálica.
ESTRUTURA – A ponte terá 760 metros de comprimento e um vão-livre de 470 metros – o maior da América Latina. Serão duas pistas simples com 3,6 metros de largura, acostamento de três metros e calçada de 1,7 metro nas laterais. Sua estrutura será maior que a primeira ponte de ligação ao Paraguai, a Ponte Internacional da Amizade, e se localiza a cerca de 10 quilômetros de distância desta.