Veja dicas para reduzir os sintomas de rinite

Escrito por em 24/08/2021

Para muitas pessoas, mudanças bruscas no clima, entre outros fatores, já indicam o aparecimento de diversos sintomas no sistema respiratório. Espirros, secreção, coceira e obstrução nasal podem ser sinais da rinite.

A rinite é uma inflamação da mucosa da área interna do nariz. Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), entre 10 e 25% das pessoas sofrem com a rinite alérgica, que normalmente acontece devido a alguma substância presente no ar, como pólen, poeira, ácaros, entre outros alérgenos.

Muitas pessoas procuram saber como aliviar os sintomas da rinite. Separamos, então, 4 dicas que podem te ajudar a amenizar esses sinais.

1 – Limpeza nasal

A limpeza nasal é uma das maneiras indicadas pelos médicos para evitar as irritações causadas pela rinite e também pelo clima seco e frio. Você pode fazer essa limpeza duas vezes ao dia, utilizando soro fisiológico colocado no nariz com seringas ou conta-gotas. Você também pode utilizar lavadores nasais. Tudo o que respiramos deixa moléculas acumuladas na mucosa do nariz. Com a limpeza, esses corpos estranhos são retirados e a crosta de secreção nasal também diminui, tornando a respiração mais fácil.

2 – Manter-se hidratado

Consumir água, sucos e outros líquidos durante todo o dia é importante para manter o corpo hidratado. É uma dica até que genérica e sempre lembrada, mas é fundamental para que o corpo funcione adequadamente. No caso da rinite, a hidratação auxilia a manter as mucosas dos pulmões e das vias aéreas superiores funcionando melhor.

É importante observar também a umidade relativa do ar, que abaixo de 30% exige atenção. Panos umedecidos, bacias com água e umidificadores de ar também podem ajudar nos dias mais secos.

3 – Manter o ambiente arejado e limpo

Mantenha os locais bem limpos e bem arejados. Evite ambientes fechados, sem circulação de ar. Troque as roupas de cama ao menos uma vez por semana. No inverno, por exemplo, evite usar roupas de frio que estão há muito tempo guardadas; lave-as antes. Para crianças, também é importante evitar bichos de pelúcia, lavar os brinquedos com frequência e evitar acúmulo de poeira no chão e nos móveis.

4 – Evitar contato com poluição e outros odores fortes

A Asbai também apresentou dados de que a rinite teve um aumento de 30% em pacientes adultos que nunca tinham manifestado a patologia. Isso aconteceu em função, principalmente, da poluição das grandes cidades, especialmente causada por automóveis. Por isso, é importante evitar poluição, fumaça de cigarro e outros odores mais fortes, como perfumes e produtos de limpeza, pois podem agravar os sintomas. Dê preferência a itens como sabonetes neutros e cosméticos com cheiros mais suaves.

Caso a situação persista, procure atendimento médico. A avaliação do seu médico é fundamental para o diagnóstico correto e para iniciar o tratamento mais adequado.

Fonte: PneumoCenter


[There are no radio stations in the database]