Há 39 anos, Dia do Motociclista é comemorado em 27 de julho
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 27/07/2021
O Dia do Motociclista é comemorado sempre em 27 de julho. Uma homenagem à liberdade, é um momento para celebrar tudo mais que a moto proporciona. Por exemplo: histórias, experiências e adrenalina.
Porém, até a data se tornar um padrão no Brasil, o dia passou por diversas mudanças. Além disso, já foi associada a diferentes motivos. A Yamaha conta um pouco dessa história.
27 de julho: Dia do Motociclista
De acordo com a Yamaha, até 1998, o Dia do Motociclista era arbitrário. Ou seja, cada grupo comemorava em datas independentes. Além disso, associava a celebração a motivos variados.
Então, naquele ano, a ABRAM (Associação Brasileira de Motociclistas) começou a trabalhar para unificar a comemoração. Assim, surgiu o 27 de julho.
Nessa data, no entanto, alguns locais já comemoravam o Dia do Motociclista. Isso porque um deputado, em 1982, criou a celebração a fim de atender o pedido de um dono de concessionária. A ideia, então, foi prestar uma uma homenagem póstuma ao seu ex-mecânico, falecido em 27 de julho de 1974.
Enquanto isso, a ABRAM optou por oficializar a data para ser comemorada em todo o Brasil. Desde 2000, a Associação trabalha também com a Semana do Motociclista. Nesse caso, é uma forma de valorizar e divulgar a comemoração ainda mais.
Motivos para comemorar o Dia Nacional do Motociclista
Quem se locomove por aí em duas rodas, seja qual for o contexto, tem uma lista pronta para justificar sua opção pelas motos. É claro, não faltam motivos. Por isso, a Yamaha escolheu alguns.
1 – Liberdade
Esse é, sem dúvidas, o motivo número 1 de todo motociclista. Sentir o vento, o clima, fazer parte da paisagem. É um sentimento que só é possível se compreender ao andar de moto.
Sem contar que, em uma viagem, você conhece e consegue ver muito mais do que de carro ou ônibus, por exemplo.
2 – Economia
Além de todos os benefícios pessoais e as experiências, não podemos deixar de lembrar o quanto uma moto é econômica em relação a um carro, por exemplo. Você anda bem mais e gasta menos, ainda mais em um cenário atual em que o preço da gasolina tem oscilado tanto.
3 – Mobilidade
Trânsito é um caos em muitas regiões do Brasil. Por isso, carros estão associados a muita dor de cabeça e perda de tempo. Já as motos oferecem uma grande facilidade, a de conseguir se movimentar por entre os carros parados e rodar bem mais rápido.
Outra grande vantagem é para estacionar. As vagas, normalmente, são bem disputadas e geram tempo perdido, afinal você precisa rodar até encontrar. Já de moto, isso fica mais simples porque você precisa de pouco espaço.
4 – Amizades
A motocicleta é uma forma incrível de socializar. Sabe como? Existem diversos grupos de motociclistas por todo o país que se reúnem periodicamente e fazem passeios, viagens e trocam experiências.
E, mesmo que você ande sozinho por aí, a qualquer momento que você cruzar com outro motociclista é uma oportunidade para conversar, conhecer novas histórias e até mesmo iniciar uma amizade. Afinal, todos compartilham do mesmo amor: a motocicleta.
Fonte: Garagem 360