Carro da VW é o mais vendido dos últimos 60 anos; veja a lista
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 19/07/2021
O mercado automotivo brasileiro teve início em setembro de 1956, quando o primeiro carro fabricado em território nacional, o Romi-Isetta, saiu de uma fábrica em Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo. Desde então, centenas de modelos marcantes foram produzidos em fábricas nacionais e se tornaram sucesso de vendas por todo o país. Relembrar cada um deles seria complicado, então, para facilitar, separamos nesta lista os 10 carros mais vendidos no Brasil durante todos esses anos de história.
Volkswagen Gol – aproximadamente 6,4 milhões de unidades vendidas
Lançado em 1980, o Gol é o modelo mais popular e mais vendido da história do setor automotivo brasileiro. Durante 26 anos, o hatch defendeu o título de carro mais vendido do país e, apesar de perder a liderança em 2014, ele continua disponível no mercado e costuma aparecer entre os 10 primeiros colocados nas listas de emplacamentos. Além disso, o número de vendas é ainda maior levando em conta outros dados. Segundo a Volkswagen, somando o número de modelos produzidos, vendidos e exportados, aproximadamente 8 milhões de exemplares do Gol já circularam pelas ruas ao redor do mundo.
Fiat Uno – aproximadamente 3,3 milhões de unidades vendidas
Outro hatch que conquistou o consumidor nacional, o Fiat Uno é um dos principais responsáveis pela consolidação da Fiat no território brasileiro e pode ser considerado como um dos pioneiros do conceito “carro popular”. Desde seu lançamento, em 1984, continua fazendo sucesso tanto com sua antiga versão Mille no mercado de usados, como no mercado atual, graças a sua reestilização, em 2010.
Volkswagen Fusca – aproximadamente 3 milhões de unidades vendidas
Se tem um veículo que pode competir pelo título de carro mais popular com o Gol, só pode ser o Fusca. Fabricado oficialmente em 1959, durante o governo de Juscelino Kubitscheck, o besouro alemão se tornou um dos maiores sucessos do setor automotivo mundial, e, no Brasil, a popularidade do carro rendeu até uma data comemorativa; desde 1989, em 20 de janeiro, é celebrado o Dia Nacional do Fusca. Por causa do sucesso, uma nova versão, nomeada de New Beetle, foi lançada, mas não chegou a fazer o mesmo barulho.
Fiat Palio – aproximadamente 2,9 milhões de unidades vendidas
Outro grande sucesso da marca italiana, o Palio foi lançado com o objetivo de disputar as cabeças do mercado como principal concorrente do Gol. Finalmente, após 18 anos, o Palio cumpriu sua missão de ultrapassar o rival de longa data e se tornou o líder de vendas no ano de 2014, mas acabou perdendo o posto no ano seguinte para o Chevrolet Onix. Infelizmente, apesar de ser um dos carros mais populares do país, o Palio foi descontinuado pela Fiat em 2017, dando lugar ao sucessor: o Argo.
Chevrolet Celta – aproximadamente 1,7 milhão de unidades vendidas
O pequenino Celta até hoje é o modelo mais vendido da história da Chevrolet dentro do território nacional e conseguiu atingir esse número em apenas 15 anos. Apesar de ter sido descontinuado em abril de 2015, o compacto continua sendo um dos carros mais procurados no mercado de usados. Além disso, muitos modelos foram exportados para outros países da América do Sul.
Chevrolet Classic – aproximadamente 1,6 milhão de unidades vendidas
Inicialmente chamado de Corsa Sedan e Corsa Classic, o sedã da Chevrolet chamou muita atenção principalmente por motoristas de táxi, já que o modelo possuia um ótimo acabamento e espaço interno. Apesar de ser descontinuado após 20 anos de mercado, o Classic ainda é muito procurado no mercado de usados.
Ford Fiesta – aproximadamente 1,3 milhão de unidades vendidas
Sucesso de vendas no exterior, principalmente no Reino Unido, onde lidera o mercado desde 2009, o Fiesta chegou ao Brasil em 1995, mas só no ano seguinte passou a ser fabricado em território nacional. Apesar da grande quantidade de vendas, o interesse dos consumidores entrou em declínio com o passar dos anos, o que resultou no fim da produção do modelo em 2019. Por outro lado, segundo dados da Fenabrave, o Fiesta continua sendo muito procurado entre os usados e seminovos, mercado no qual é o sétimo mais vendido.
Ford Corcel – aproximadamente 1,3 milhão de unidades vendidas
Após adquirir o controle acionário da Willys Overland do Brasil em 1967, a Ford deu continuidade ao projeto “M”, que estava sendo desenvolvido em parceria com a Renault. Esse projeto resultou em dois modelos, um para cada montadora envolvida. O primeiro foi o Renault 12, que foi lançado na França, e o segundo, com algumas modificações na carroceria, foi o Ford Corcel no Brasil. Lançado como um sedã quatro portas, o modelo chamou muita atenção por seu espaço interno e o ótimo acabamento. No final de 1977, o Corcel passou por uma reestilização, com o nome de Corcel II, trazendo uma carroceria totalmente nova e um acabamento mais moderno para a época.
Chevrolet Onix – aproximadamente 1,2 milhão de unidades vendidas
Lançado em 2012, o caçula dessa lista precisou de apenas 3 anos de mercado para conquistar a liderança no Brasil, desde então, tudo indica que ainda conseguirá manter a posição por um bom tempo. De acordo com os dados da Fenabrave, o Onix lidera com folga a lista de emplacamentos e o modelo mais próximo em números é justamente seu irmão sedã, o Onix Plus. Recentemente, o Onix teve uma reestilização, em que seu visual foi renovado, e ainda ganhou uma versão Premier, mudanças que devem ajudá-lo a se manter no topo do pódio por mais algum tempo.
Chevrolet Chevette – aproximadamente 1,2 milhão de de unidades vendidas
O primeiro carro compacto da Chevrolet, lançado como um sedã de duas portas, foi um grande sucesso nacional e foi o responsável pelo fim da longínqua liderança do Fusca. Aclamado pelo consumidor brasileiro, o Chevette foi premiado duas vezes pela Revista Autoesporte como melhor carro do ano, em 1971 e 1981.
Fonte: MotorSport