A partir das próximas concessões, pedágio não poderá ser reajustado em rodovias com obras atrasadas

Escrito por em 15/07/2021

No Paraná, está em vigor um projeto de lei que impede que as concessionárias de rodovias aumentem a tarifa do pedágio se estiverem atrasadas com o cronograma de obras previsto nos contratos. No entanto, a regra só terá validade a partir das próximas concessões. As atuais, estabelecidas em 1997, têm validade de 24 anos. Elas terminam em novembro.

O projeto que impede o reajuste do pedágio pelas empresas que não realizarem as obras previstas é de autoria do deputado Luiz Fernando Guerra (PSL), que participou da edição 22 do Reverberando, com Lyncon Busatta, Mateus Guima e Thiago Denardi. O programa foi transmitido ao vivo no YouTube nesta quarta-feira.

Guerra lembrou que o texto aprovado pelos deputados do Paraná chegou a ser vetado pelo governador, mas o veto acabou derrubado na Assembleia Legislativa, onde foi promulgado para entrar em vigor.

Com o fim dos contratos atuais de concessão em poucos meses, as rodovias passarão por um novo processo de licitação para serem administradas pela iniciativa privada. O governo federal pretendia utilizar um modelo chamado de híbrido, mas mudou de posição devido às cobranças que recebeu dos políticos paranaenses. Adotará, agora, o sistema de menor preço. Para a nova concessão, o deputado Guerra disse que é necessário que os contratos “sejam bem amarrados” para que não permitam que as empresas explorem os usuários com preços abusivos, como ocorre atualmente.

Assista ao programa no YouTube


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