Menina com autismo é recordista mundial em habilidade de matemática
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 01/06/2021
Sanaa Hiremath, de 11 anos, diagnosticada com autismo, possui uma proficiência tão notória em em uma operação matemática que entrou para Guinness, o Livro dos Recordes, após resolver o “maior problema mental de multiplicação aritmética”.
Seu pais repararam sua genialidade quando ela tinha apenas sete anos. Quando teve o primeiro contato com conceito de multiplicação, tirou de letra. “Sanaa foi capaz de responder problemas matemáticos de maneira imediata, inclusive em alguns que eu precisava de um bom tempo para entender”, diz Pryia, mãe da menina.
Curiosamente, devido ao seu autismo, Sanaa reprovou em matemática durante o terceiro ano do ensino fundamental. “Eles a testaram em matemática, após pedirem para ela escrever de um a 20 em um papel. Ela teve dificuldade para segurar o lápis devido a problemas motores”, conta Uday, pai de Sanaa, “Ela era diferente das outras crianças. Era óbvio, mas não percebemos seu talento”.
O teste matemático do Guinness
Para conquistar o Recorde Mundial, Sanaa foi cronometrada enquanto multiplicava números que lhe eram apresentados aleatoriamente. Ela conseguiu terminar a tarefa em menos de dez minutos. Talvez o maior aspecto do seu talento é que ela resolveu todas as questões quase instantaneamente na cabeça, sem papel, caneta ou calculadora.
Albert Einstein disse, uma vez, sobre a educação convencional: “a maioria dos professores perdem seu tempo fazendo perguntas com intenção de descobrir o que o pupilo não sabe, quando a verdadeira arte do questionamento é compreender o que o pupilo sabe, ou é capaz de fazer”.
Fonte: Good News Network