Em 5 anos, Finlândia projeta não ter mais moradores de rua
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 14/05/2021
Estar sem moradia é um cenário muito triste para uma pessoa. Apesar de apenas 2% da população mundial não ter onde morar, esse percentual representa quase 150 milhões de pessoas. É um problema que todo país enfrenta.
Em 2008, a Finlândia iniciou uma política pública denominada Habitação em Primeiro Lugar e, desde então, a falta de moradia diminuiu cerca de 40%. No final do ano passado, havia apenas 4.341 pessoas classificadas como desabrigadas.
Essa política pública possibilita que a Finlândia se aproxime de não ter mais moradores de rua. São 5,5 milhões de habitantes e apenas 0,08% da população está sem casa.


Os primeiros dados sobre a falta de moradia foram coletados em 1987, quando havia 18 mil pessoas nessa situação. Após todo trabalho ao longo do tempo e os resultados esperançosos, o governo está focado em acabar totalmente com a falta de moradia até 2027.
Como a política pública funciona
Quem ganhou casa precisa bater certas metas e requisitos para nela ficar, como, por exemplo, permanecer sóbrio e conseguir um emprego.

As pessoas recebem também apoio na reconstrução de relacionamentos com amigos e familiares. Muitos desabrigados têm problemas psicológicos e físicos que demandam cuidados.
O resultado: 4 em cada 5 pessoas beneficiadas conseguiram construir uma vida novamente.
Fonte: Hypeness