Os rostos por trás de grandes criações
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 26/03/2021
Grandes empresas construíram sua história ao longo dos anos com produtos incríveis, objetos de cobiça em todo o mundo, que elevaram o patamar de organizações como Nike, Starbucks e Lacoste.
Você sabe quem é a cabeça pensante por trás de todo esse sucesso que as marcas obtiveram com o passar dos anos? Claro que são muitas pessoas trabalhando pelo sucesso das marcas, mas, hoje, vamos falar apenas dos criadores, aqueles que destinaram uma grande parcela do seu tempo e da sua vida para essas criações.
NIKE – Phil Knight
Após uma viagem ao Japão, Phil Knight resolveu fundar a empresa Blue Ribbon Sports, com o objetivo de vender calçados japoneses em solo americano. A marca em questão era a Tiger, que mais tarde se tornaria Asics.
Alguns anos depois, Phil e seu treinador, Bill Bowerman resolveram criar sua própria marca de tênis. A ideia de Bowerman era a criação da sola em formato de Waffle, para dar mais aderência na hora da prática de exercícios.
Em 1978, a empresa trocou de nome e passou a se chamar Nike, recebendo, inclusive, seu famoso logotipo. Phil Knight não gostou do nome da marca e queria rebatizá-la de “A sexta dimensão”, ideia que foi esquecida após seus amigos o convencerem a deixar o nome como Nike.
STARBUCKS – Howard Schultz
A Starbucks abriu suas portas em 1971 e, no início, era apenas uma loja para venda de grãos e equipamentos para café. Em 1987, Howard Schultz comprou a empresa e a transformou em uma cafeteria. Ele se inspirou nos cafés italianos e na atmosfera das cafeterias de lá para criar algo semelhante nos Estados Unidos. Hoje você pode encontrar uma Starbucks em qualquer parte do mundo.
HARD ROCK CAFE – Isaac Tigrett e Peter Morton
Ainda falando sobre cafés e cafeterias, A Hard Rock Cafe tem uma história bem curiosa. Os músicos do The Doors estavam gravando o álbum Morrison Hotel, em 1969. Na mesma época, eles encontraram um café chamado Hard Rock Cafe e o disco estava sendo gravado coincidentemente no estilo Hard Rock. A banda tirou algumas fotos no local e colocaram na contracapa do álbum. Isaac Tigrett e Peter Morton, dois ingleses, procuraram o The Doors um ano depois, pedindo a permissão para abrir um café em Londres com o mesmo nome. Os músicos não se opuseram e então foi aberta uma as cafeterias mais conhecidas ao redor do mundo.
LACOSTE – René Lacoste
A marca Lacoste foi criada por um tenista francês e não por um costureiro, como muita gente imagina. Como até os anos 20 o esporte era praticado com camisas de manga comprida, René Lacoste decidiu inovar e costurou uma camisa polo a partir de um tecido leve e com mangas curtas. René era conhecido como “crocodilo”, por não perdoar os erros dos rivais. Na camisa então, surgiu o desenho desse animal, que mais tarde se tornou o logotipo oficial da marca, em 1933.
LEGO – Ole Kirk Christiansen
O nome da empresa LEGO é uma junção de duas palavras dinamarquesas: Leg (brincar) e Godt (bom). Seu fundador, obviamente era dinamarquês, Ole Kirk começou a fabricar em 1947 brinquedos de plástico que podiam ser montados. Os famosos blocos de Lego são compatíveis em todas as suas versões, sendo assim, os blocos atuais, podem ser facilmente encaixados nos primeiros modelos. A forma e o design mudaram, mas o encaixe continua o mesmo.
GOOGLE – Larry Page e Sergey Brin
A marca foi criada em 1998 por dois jovens estudantes da Universidade de Stamford: Larry Page e Sergey Brin. O nome vem da palavra inglesa googol, que é o número 1 com 100 zeros, coisa de algoritmos. Inicialmente, eles escreveram um artigo científico sobre o sistema de buscas na internet. Hoje o Google é um dos nomes mais conhecidos no Planeta Terra.
INSTAGRAM – Kevin Systrom
A Universidade de Stamford, indiretamente, trouxe outra grande marca ao mundo. O estudante Kevin Systrom, apaixonado por fotografia, viajou até a Itália para conhecer diferentes expressões artísticas.
Após um tempo, Kevin conseguiu atrair alguns investidores para seu projeto de serviço de fotografia. Junto do brasileiro Mike Krieger, começaram a desenvolver o próprio serviço, porém a concorrência estava alta e eles precisavam encontrar algo único e fácil de usar.
Dois anos depois do lançamento, o aplicativo foi comprado pelo Facebook por U$S 1 bilhão e é atualmente mais que uma rede social, com muitos negócios sendo feitos diariamente no Instagram.
Fonte: Incrível