BRDE e Banco Europeu anunciam apoio a pequenas e médias empresas
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 23/03/2021
O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) e o Banco Europeu de Investimento (BEI) anunciaram a disponibilização de financiamento dirigido especificamente a pequenas e médias empresas (PMEs) nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul afetadas pela pandemia da Covid-19.
O novo acordo altera um contrato assinado em 2018, no sentido de permitir maior flexibilidade às duas instituições e de ampliar os critérios de elegibilidade do atual empréstimo-quadro BRDE Climate Action FL, no montante de 80 milhões de euros, com o objetivo de apoiar e acelerar a concessão de empréstimos a empresas do setor privado, confrontadas com a crise da Covid-19 na América Latina, especialmente no Brasil.
Essa flexibilidade permitirá acelerar o acesso das PMEs e, em particular, das microempresas nos estados do Sul a financiamento no montante de 15 milhões de euros – próximo de R$ 100 milhões pela cotação do dia. Essa liberação inicial será destinada para capital de giro, além da possibilidade de crédito para investimento. Trata-se da primeira ação do BEI no Brasil desde o início de 2021.
O BRDE e o BEI estabeleceram uma parceria para apoiar diversos projetos de ação climática no Brasil, incluindo energia solar fotovoltaica, das pequenas centrais hidroelétricas e de outras fontes de energia renováveis. No contexto da Covid-19, a parceria foi adaptada para ajudar a dar resposta às necessidades específicas das PME nesta nova situação, ao permitir maior rapidez no desembolso dos empréstimos às empresas.
No âmbito do empréstimo-quadro BRDE Climate Action FL, até 30 milhões de euros serão destinados ao financiamento de projetos urbanos, apoiados pelo Felicity – que é um mecanismo de preparação de projetos financiado pela Iniciativa Internacional de Proteção do Clima (IKI), promovida pela Alemanha, e implementado em cooperação com a GIZ. O Felicity presta assistência aos promotores de projetos em áreas urbanas na elaboração de estudos de viabilidade e outras medidas de preparação e capacitação para apresentar ao BRDE.
Fonte: Assessoria de Comunicação