Especialistas explicam colapso na saúde. Saiba quando e como ele ocorre
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 03/03/2021
Desde o início da pandemia, fala-se, recorrentemente, em colapso no sistema de saúde. De fato, essa referência está em alta e não é para menos. A situação no Brasil é delicada. Mas, como e quando um sistema de saúde entra em colapso?
Para alguns especialistas, ouvidos pela CNN, um dos principais fatores é a proporção dos leitos ocupados e a dificuldade em agilizar mais espaços nos hospitais, o que demanda recursos e mão de obra. Leva-se em conta também o ritmo de agravamento da crise, que está acelerado no país.
Segundo José Gomes Temporão, ex-ministro da Saúde e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), “um dos alertas importantes é a capacidade instalada de leitos, porque é muito difícil ampliar rapidamente leitos de UTI. É uma área altamente especializada, que depende de pessoal muito qualificado e que não está disponível de maneira imediata no mercado”.
A pergunta que fica é: como sair dessa crise?
Na visão do gerente do Hospital Sírio-Libanês, o colapso pode ser solucionado com a distribuição de leitos a partir da análise de dados e com o comportamento colaborativo de todos. Entre os especialistas, há um consenso que a imunização é a solução mais urgente para aliviar o sistema de saúde em uma situação como essa.
Fonte: CNN Brasil