Daft Punk anuncia término do projeto após 28 anos
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 22/02/2021
Após 28 anos na estrada, o duo francês, muito conhecido no mundo da música eletrônica, anunciou o fim das atividades. O comunicado se deu por meio de um vídeo chamado Epílogo, divulgado nas redes sociais da dupla e que você pode conferir abaixo.
A carreira de Guy Manuel de Homem-Christo e Thomas Bangalter, juntos, começou em 1993 e teve apenas 4 discos de estúdio lançados. As referências da época eram Depeche Mode e New Order, que serviram de inspiração para a criação do Daft Punk, que tem nos sintetizadores sua marca registrada. Foram poucos os álbuns em comparação com o grande sucesso que os franceses fizeram com canções como One More Time; Around The World; Harder, Better, Faster, Stronger; Lose Yourself To Dance e Get Lucky.
O som sintetizado e as vestimentas robóticas usadas pelos artistas se tornaram a marca principal do duo. Capacetes luminosos com LED, roupas de couro, luvas e outros acessórios que mudavam a cada projeto mantinham a cara futurística do projeto. As fantasias ajudavam a preservar as identidades dos artistas, já que eles não gostavam tanto assim da fama.
O primeiro disco foi Homework, de 1997. Depois, foi lançado Discovery (1999), disco que trouxe ao mercado a música mais consagrada da banda, One More Time que alcançou o topo das paradas nas rádios do mundo todo. O terceiro álbum foi lançado em meados de 2005 e se chama Human After All, o mais controverso de todos. O último trabalho foi para o filme Tron: O Legado, quando a dupla compôs toda a trilha sonora do longa. Ao todo, foram 24 músicas, que, além do som futurista, tinham um visual semelhante ao usado pela dupla.
Entre projetos paralelos e premiações, a dupla conseguiu algo raro para um grupo de música eletrônica. Bangalter e Homem-Cristo foram admitidos na Ordem de Arte e Literatura da França, tornando-se Cavaleiros da Nação – título concedido pelo Ministério da Cultura da França. A nomeação visava enaltecer a contribuição ao desenvolvimento das artes no país. Mais do que sucesso comercial, o Daft Punk conseguiu ser uma unanimidade em várias camadas da sociedade mundial.
Fontes: Omelete e Tenho Mais Discos que Amigos