Paraná recebe 3° lote de vacinas e amplia imunização de profissionais da saúde
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 26/01/2021
O Paraná recebeu nesta segunda-feira (25) um novo lote de vacinas contra a Covid-19, com 39.600 doses. É o terceiro que chega ao estado em uma semana. O imunizante é o Coronavac e será usado prioritariamente na proteção dos trabalhadores que estão na linha de frente do combate à pandemia, já que a Secretaria da Saúde confirmou que finalizou o processo de vacinação de dois importantes setores dentro do grupo prioritário que compõe essa primeira etapa.
De acordo com a Saúde, todos os 12.224 idosos com 60 anos ou mais residentes em instituições de longa permanência e os 10.565 índios que residem em terras demarcadas receberam a primeira dose da proteção. Após revisão por parte do Ministério da Saúde, a secretaria estima em 303 mil pessoas os profissionais da saúde no Paraná. A distribuição desse novo lote para as 22 Regionais de Saúde vai começar nesta terça-feira (26).
FIOCRUZ – O diretor-geral da Secretaria da Saúde, Nestor Werner Junior, disse nesta segunda-feira (25) que uma comitiva da Fiocruz vai viajar nesta semana para a Índia em busca de um novo lote de vacinas. É lá que está instalado o Instituto Serum, um dos centros da AstraZeneca para a produção de imunizantes.
Foi essa parceria que garantiu ao Paraná pouco mais de 86 mil dos 2 milhões de doses que chegaram ao país no sábado.
PLANO – Segundo o Plano Estadual de Vacinação contra a Covid-19, que segue a mesma linha do Programa Nacional de Imunização (PNI), do Ministério da Saúde, na primeira etapa da vacinação são imunizados profissionais da saúde que atuam na linha de frente de atendimento aos doentes, os que aplicam as vacinas, pessoas com mais de 60 anos que residem em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI) e os profissionais que atuam nos locais, população indígena, pessoas com deficiência severa e trabalhadores que atuam em unidades de saúde que atendem pacientes com suspeita ou confirmação da infecção pelo novo coronavírus.
Na sequência, o estado planeja vacinar pessoas com 80 anos ou mais, pessoas entre 75 e 79 anos e assim, sucessivamente, até aqueles que têm idade variando entre 60 e 64 anos. Com a quantidade de doses disponibilizadas, seguindo a ordenação por grupos prioritários, a previsão é vacinar 4.019.115 pessoas até maio. A vacinação ocorrerá de acordo com o recebimento dos imunizantes, de forma gradual e escalonada.
Fonte: Assessoria de Comunicação