Primeiro transplante de córnea artificial devolve visão a idoso
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 25/01/2021
Depois de 10 longos anos com cegueira, um idoso de 78 anos, identificado como Jamal Furani, recuperou sua visão, em Israel. O homem foi a primeira pessoa no mundo a receber um transplante bem-sucedido de córneas artificiais.

O paciente curado faz parte de estudos clínicos realizados por uma startup israelense chamada CorNet Vision, que conseguiu sintetizar uma córnea que se biointegra ao olho humano.
Esse procedimento é recomendado apenas em casos de córneas deformadas, com cicatrizes ou opacificadas (que se tornam opacas). O dispositivo conta com uma lente projetada para se integrar ao tecido ocular usando nanofibra não degradável sintética, colocada sob a conjuntiva.
O paciente consegue enxergar algumas horas depois do procedimento. No caso de Jamal, ele foi capaz de reconhecer seus familiares e também ler alguns textos após um dia de repouso.
“O procedimento cirúrgico foi direto e o resultado superou todas as nossas expectativas. O momento em que tiramos as bandagens foi emocionante e significativo. Momentos como esse são o cumprimento de nossa vocação de médicos. Temos orgulho de estar na vanguarda desse empolgante projeto que sem dúvida impactará a vida de milhões”, disse o médico Irit Bahar, chefe do Departamento de Oftalmologia do Rabin Medical Center Bahar, que realizou o procedimento.
A expectativa agora é disseminar o procedimento de forma viável ao mundo, de modo que possa acabar com a fila de pacientes aguardando doadores.
Fonte: CNN Brasil