Clonagem de WhatsApp cresce em meio à pandemia
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 16/10/2020
Como se já não bastasse tudo que vem acontecendo em 2020, a clonagem de WhatsApp está em alta nesse ano, principalmente no Brasil.
Segundo dados de um levantamento feito pelo dfndr lab, o laboratório de ameaças digitais gerenciado pela empresa nacional PSafe, cerca de 473 mil brasileiros já foram vítimas dessa ameaça no último mês, o que representa aproximadamente 15 mil pessoas sendo atingidas por esse tipo de golpe diariamente.
Emilio Simoni, diretor do dfndr lab, explica que a forma mais comum desse golpe é uma prestação de favor. “Ao acessar o app de mensagens, o golpista inicia conversas com os contatos da vítima e, de posse dos dados pessoais do dono da conta, utiliza mais uma vez da engenharia social para convencer essas pessoas a prestar favores, visando ganho financeiro”.
Ainda de acordo com Simoni, é preciso ficar atento a contatos suspeitos que pedem dinheiro. O cuidado deve ser redobrado se a pessoa usar o dispositivo para fins pessoais e profissionais, já que isso facilita ao criminoso ter acesso a informações pessoais e confidenciais, inclusive de empresas.
Fonte: Canaltech