Temperatura média da semana supera os 30 graus em Coronel Vivida
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 02/10/2020
“Esse sol que brilha forte, essa luz que não tem fim”, já dizia o saudoso Jessé, que deve estar se revirando no túmulo com tanto calor. Mas, não foi apenas ele que homenageou o astro rei em suas canções. Nos anos 90, Nando Reis já estava prevendo a chegada do segundo sol, só não tinha dito que ele viria trazendo filhos, pai e mãe.
Mas deixando o saudosismo de lado, tenho a impressão de que a culpa disso tudo é do tal do Vitor Kley, que como se não bastasse um ano totalmente atípico ainda fica pedindo “oh sol vê se não me esquece”. Aí ele escutou, atendeu o pedido e esqueceu de nos esquecer.
Nosso querido astro cheio de luz própria levou o pedido tão a sério que durante esta semana foi destaque nos jornais, nas redes sociais e o assunto era só ele, pois trouxe a maior onde de calor para o nosso estado.
As cidades das regiões Norte e Noroeste do Paraná foram as que mais sentiram o aumento das temperaturas, que chegaram a 45 graus. Umuarama, Maringá, Paranavaí e Londrina, por exemplo, tiveram madrugadas em que os termômetros marcaram 32 graus. É calor pra dar e vender. Já em Coronel Vivida, a temperatura não baixou dos 30º graus durante a semana. O sol fez morada por aqui e a previsão para chuva é apenas para o dia 10 de outubro, segundo o Simepar.
Para fins de conhecimento, o Sol é a estrela mais próxima da Terra e está a aproximadamente 150 milhões de quilômetros de nós. Isso mesmo, 150 milhões de quilômetros, apesar de nos últimos dias parecer que está logo ali, em Vista Alegre.
Obviamente que com todo esse calor, não podemos deixar de lado algumas dicas para tentar passar por esse período. Beba água. Dois litros por dia é o mínimo. Use protetor solar, pois, muito mais que prevenir o envelhecimento, ele protege dos raios ultravioleta que causam o câncer de pele. Evite a exposição nos horários mais críticos, entre 10h e 15 horas. Uma toalha molhada na cabeceira da cama pode ajudar na hora de dormir. Coloque um pote com água para os doguinhos de rua. Não derrube árvores, aliás, plante uma. Use máscara!
Por fim, todos os percalços da vida servem de aprendizado e a coisa boa disso tudo é que pelo menos descobrimos para onde Milton Nascimento e Jota Quest queriam ir quando cantavam “e se quiser saber pra onde eu vou, pra onde tenha sol, é pra lá que eu vou”, era pra Coronel Vivida, galera!
Fonte: Simepar