Hábitos saudáveis são essenciais para prevenir problemas cardíacos
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 29/09/2020
Neste 29 de setembro, quando é celebrado o Dia Mundial do Coração, a Secretaria de Estado da Saúde alerta a população sobre a importância de manter hábitos saudáveis, como boa alimentação, atividade física e combate ao estresse, para evitar problemas cardíacos.
As doenças do aparelho circulatório são as que mais matam no país e representam 28% de todas as ocorrências no Paraná. De acordo com dados consolidados no sistema Datasus/2018, do Ministério da Saúde, aproximadamente 56 pessoas por dia morrem no estado em decorrência dessas doenças, ou seja, uma a cada 26 minutos.
FATORES DE RISCO – Segundo a Atualização da Diretriz de Prevenção Cardiovascular, da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2019), os principais fatores de risco cardiovasculares são hipertensão arterial, tabagismo, diabetes, sedentarismo, sobrepeso e obesidade, colesterol alto e histórico familiar. Pessoas que apresentam maior número de fatores de risco podem ter progressão da doença em ritmo muito mais acentuado.
Nesse sentido, o Ministério da Saúde (MS), em parceria com o Hospital do Coração (HCor), elaborou a estratégia da “Alimentação Cardioprotetora Brasileira”, que tem por objetivo subsidiar a orientação nutricional e dietética realizada pelos diferentes profissionais e facilitar a compreensão dos indivíduos, contribuindo para sua adesão às orientações.