Mesmo com redes sociais em alta, rádio segue protagonista
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 26/09/2020
Um dos meios de comunicação mais abrangentes e antigos em todo o mundo, o rádio, no Brasil, sempre foi um meio muito popular. E ele continua relevante até os dias de hoje, mesmo em um cenário de crescimento das mídias digitais. Desde a primeira transmissão dessa mídia no Brasil, em 1923, o rádio se manteve entre as principais fontes de informação, ao lado da TV aberta.
De acordo com dados do Book de Rádio, elaborado pelo Kantar Ibope, mais de 86% da população brasileira é ouvinte de programação radiofônica. E as inserções publicitários no meio ultrapassaram a marca de 3 milhões. Ao todo, foram mais de 1 milhão de horas de publicidade no rádio.
Números do rádio no Brasil
De acordo com a Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (ABERT), o rádio no Brasil está presente em 88,1% dos domicílios. São mais de 9 mil emissoras em funcionamento e mais de 200 milhões de aparelhos convencionais no país.
Nos automóveis, existem 23,9 milhões de receptores e o acesso a partir de aparelhos celulares soma mais de 90 milhões. O rádio alcança nada menos do que 52 milhões de brasileiros e, desse montante, 89% dos ouvintes estão nas capitais e em suas regiões metropolitanas.
E ele é um meio em constante evolução e crescimento. De 2016 para 2017, por exemplo, enquanto todos os 10 meios de comunicação analisados cresceram, juntos, 2%, o rádio, sozinho, teve um aumento de 17%. Dessa forma, vale a pena entender os motivos por trás desses números tão significativos.
Um veículo democrático
Um dos principais atrativos do rádio no Brasil é a facilidade de acesso. Seja no aparelho, no celular, no carro ou até na internet, é possível estar sempre informado e aproveitar novidades também no mundo da música.
Além disso, é mais fácil desempenhar atividades enquanto se consome o conteúdo, seja por meio de fones de ouvidos ou mesmo por meio de som ambiente. Com o rádio, é possível realizar tarefas como treinar na academia ou aplacar o tédio em dias de trânsito difícil.
O rádio no Brasil é confiável
Ainda de acordo com o relatório elaborado pelo Kantar Ibope, 83% dos entrevistados consideram a transmissão de notícias do rádio positiva por ser fácil de entender. A mesma pesquisa revelou que 74% dos entrevistados consideram as informações oferecidas pelo rádio confiáveis.
No dia 25 de setembro é comemorado o Dia do Rádio no Brasil. Nossa história e liderança devem-se ao nosso ouvinte diário, que, ao sintonizar nossos prefixos, Rádio Voz 91.9 FM, Rádio Panorama 100.1 FM e Rádio Máxima 90.9 FM, encontra muita alegria, descontração e credibilidade.