Novo VW Tiguan muda visual e ganha versão esportiva com 320 cv

Escrito por em 24/08/2020

Veículo mais vendido da Volkswagen no mundo em 2019 (foram ao todo 911.000 unidades, bem mais até que o Golf), o crossover Tiguan acaba de passar pela chamada reestilização de meia-vida. São as mudanças mais significativas promovidas desde o lançamento da atual geração, em 2016, e responsáveis por deixar o modelo atualizado não só no visual como também no aparato tecnológico e no conjunto mecânico.

No visual, o facelift enquadrou o Tiguan 2021 nos mais recentes conceitos estéticos da marca, de modo a aproximá-lo dos irmãos maiores Touareg Atlas Cross Sport. Neste sentido, a grade frontal ficou maior e mais larga, enquanto o capô recebeu novos vincos para passar a sensação de estar mais alto. Os faróis em LED com tecnologia Matrix também são novos, assim como o desenho do para-choque, que varia de acordo com cada versão.

O novo logotipo da marca, que estreou no Golf, também está presente. Na dianteira, ganha destaque na nova grade, enquanto na traseira o emblema aparece logo acima do nome do carro, que agora passa a ser estampado no centro da tampa do porta-malas. No interior, o logo aparece no novo volante (idêntico ao do recém-lançado Nivus), acompanhado de outras novidades como central multimídia atualizada e inédita manopla de câmbio.

Segundo a VW, todos os setores tecnológicos essenciais do Tiguan 2021 foram otimizados. O modelo pela primeira vez passa a ser oferecido em versão híbrida do plug-in, com potência de 245 cv, batizada de eHybrid. De acordo com dados de fábrica, a autonomia é de 504 km no ciclo de condução WLTP, sendo possível rodar apenas no modo elétrico a velocidades de até 130 km/h. Há ainda opção pelo modo GTE, que quando ativado oferece dinâmica especial.

Uma das versões mais aguardadas da gama, a variante esportiva R é a estrela da reestilização. Oferece motor TSI com potência de 320 cv e toda a preparação dinâmica característica da divisão esportiva da marca. É equipada com o conhecido sistema de tração 4Motion, neste caso modificado com um novo sistema de distribuição de torque capaz de direcionar a força de forma variável entre as rodas. O motorista pode escolher entre os modos de condução Comfort, Sport, Race, Individual, Offroad e Snow.

Marcado como

Continue lendo

[There are no radio stations in the database]