Estado é reconhecido Área Livre de Aftosa sem Vacinação
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 12/08/2020
O Paraná obteve o reconhecimento nacional de Área Livre de Febre Aftosa sem Vacinação, uma conquista histórica para o setor agropecuário. A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, assinou nesta terça-feira (11) a Instrução Normativa nº 52, que concede o título a Paraná, Acre, Rio Grande do Sul, Rondônia e regiões de Amazonas e Mato Grosso.
A medida deixa o Paraná mais perto do reconhecimento internacional pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE). O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento deve formalizar ainda neste mês o pedido à OIE, e a expectativa é que a entidade chancele a nova condição em maio de 2021.
Com isso, o setor vai garantir a abertura de novos mercados e atrair investimentos com a potencialização das cadeias de suínos, peixe, frango, leite e pecuária bovina de corte.
DOBRAR EXPORTAÇÕES – O status sanitário internacional permitirá ao Paraná praticamente dobrar as exportações de carne suína, por exemplo, das atuais 107 mil toneladas para 200 mil toneladas por ano. Isso pode acontecer em caso de o estado conquistar apenas 2% do mercado potencial, liderado por Japão, México e Coreia do Sul, que pagam mais pelo produto com reconhecida qualidade sanitária.
Fonte: governo do Paraná