Primeira vacina contra a Covid-19 é anunciada; Paraná será parceiro para a fabricação
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 11/08/2020
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, anunciou que o Ministério da Saúde do país concedeu a aprovação regulatória para a primeira vacina contra a Covid-19 no mundo. Ela foi desenvolvida pelo Instituto Gamaleya, de Moscou.
O desenvolvimento rápido da vacina preocupa especialistas, uma vez que desperta dúvidas quanto à segurança e eficácia da substância. Ela foi testada em humandos há apenas dois meses. Até o momento, o país não divulgou dados científicos sobre a Sputnik V, nome dado ao medicamento.
Em teleconferência com os ministros de seu gabinete, o presidente disse que a vacina passou por todos os controles necessários e espera ver a Rússia começando em breve a produção em massa.
PARANÁ ASSINARÁ ACORDO PARA A FABRICAÇÃO
De acordo com informações divulgadas pela CNN, o Paraná assinará um convênio com a Rússia para a produção da vacina. Essa possibilidade de parceria foi tratada no fim de julho, em Brasília. O acordo deverá ser assinado nos próximos dias, segundo o presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná, Jorge Callado.
Em relação às incertezas sobre a vacina, já que os dados dos estudos clínicos ainda não foram divulgados pelo ministério da Saúde russo, Callado afirmou que pedirá acesso aos resultados após a oficialização do termo com o governo da Rússia.
Fonte: CNN Brasil