Animais estão livres. Idosos e pessoas com doenças crônicas correm mais risco
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 21/03/2020
Não há evidência comprovada de que os animais de estimação possam pegar a infecção de humanos. O ideal é manter o piso de casa limpo já que, ao passear com o animalzinho, ele pode trazer o vírus da rua.
Por que os idosos estão no grupo de risco?
Como eles estão com o organismo envelhecido, são mais suscetíveis à doença. O sistema imunológico não possui uma defesa tão eficaz. É indispensável que os idosos tomem a vacina contra a gripe e evitem sair de casa para não entrarem em contato com possíveis infectados.
Quais cuidados tomar com cardíacos, diabéticos e hipertensos?
Diabetes: os pacientes têm alteração no sistema imunológico, que ataca de forma mais lenta o vírus, deixando o corpo mais desprotegido para o Covid-19.
Cardíacos e hipertensos: os pacientes sofrem mais porque o vírus age diretamente no coração, deixando-o mais enfraquecido, com dificuldades para bombear o sangue para todas as partes do corpo.
Esses grupos devem se proteger, evitando circular em locais públicos, receber visitas e compartilhar alimentos, mesmo dentro de casa.
Quais cuidados tomar nas relações sexuais e afetivas?
A doença pode ser transmitida através de gotículas salivares, na hora do beijo, ou pelo toque das mãos. Não há provas de que o vírus seja transmitido na relação sexual. Pessoas com problemas respiratórios devem ser mantidas em quartos separados.
No círculo de amizades:
- evite cumprimentar com aperto de mãos;
- com beijos;
- com abraços;
- cumprimente apenas de longe;
Fonte: G1