Brasil tem caso confirmado de coronavírus; veja situação no país e no mundo
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 26/02/2020
Foi confirmado nesta quarta-feira (26) o primeiro caso de coronavírus no Brasil. Também é o primeiro da América do Sul. Além dele, há outros 20 em investigação e 59 descartados.
O paciente é um homem que mora em São Paulo, tem 61 anos e veio da Itália. Ele está em quarentena domiciliar e 30 pessoas da família estão sob observação. No resto do país, outros 20 pacientes estão sob observação. Cerca de 16 passageiros que estavam no mesmo voo devem ser observados.
Segundo o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, depois de alguns dias sem apresentar qualquer sintoma, o homem procurou uma unidade de saúde apresentando problemas respiratórios. O hospital Albert Einstein identificou a situação suspeita e fez o teste, que deu positivo. No instituto Adolfo Lutz foi realizada a contraprova, concluída em três horas, que comprovou a infecção por coronavírus.
“O paciente encontra-se em bom estado clínico e sem necessidade de internação, permanecendo em isolamento respiratório, que será mantido durante os próximos 14 dias. A equipe médica segue monitorando-o ativamente, assim como as pessoas que tiveram contato próximo com ele”, diz a nota do Hospital Albert Einstein.
CASOS NA EUROPA E NA ÁSIA
A Itália confirmou hoje a décima segunda morte por Covid-19. É o país mais atingido na Europa com 374 pessoas infectadas.
O governo da França anunciou hoje a morte de um francês de 60 anos pelo coronavírus. Um turista chinês de 80 anos já tinha morrido no país.
Grécia, Croácia, Espanha e Suíça confirmaram seus primeiros casos.
Na Áustria, dois casos da doença foram registrados em Innsbruck.
Na China, epicentro da doença, o número de casos subiu para 78.190 nesta quarta-feira, 411 a mais do que no último levantamento.
A Coreia do Sul é o segundo país a ter mais de mil pessoas infectadas. São 1261 casos.
O Irã é o país com a maior quantidade de vítimas fatais depois da China: 19. O país tem 139 pessoas contaminadas.
PREVINA-SE
- cubra boca e nariz ao tossir e espirrar;
- utilize lenço descartável para higiene nasal;
- evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
- não compartilhe objetos de uso pessoal;
- limpe regularmente o ambiente e mantenha-o ventilado;
- lave as mão com água e sabão por pelo menos 20 segundos ou use antisséptico à base de álcool;
- deslocamentos não devem ser realizados enquanto a pessoa estiver doente;
- quem for viajar aos locais com circulação do vírus deve evitar contato com pessoas doentes, animais (vivos ou mortos) e a circulação em mercados de animais e seus produtos;
Fonte: G1