O adeus a uma lenda. Kobe Bryant morre em acidente aéreo nos Estados Unidos
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 27/01/2020
O esporte mundial está de luto com a morte de Kobe Bryant, um dos maiores jogadores de basquete e atleta de todos os tempos.
Aos 41 anos, o ídolo dos Los Angeles Lakers foi vítima de um acidente de helicóptero na Califórnia. Na aeronave ainda estava Gianna, sua filha de 13 anos, e mais sete pessoas, incluindo uma amiga de Gianna. As informações são de que a aeronave viajava em direção a Thousand Oaks, onde a garota jogaria uma partida de basquete. O acidente aconteceu às 9h47 do horário local (14h47 pelo horário de Brasília). As causas da fatalidade ainda não foram reveladas.
Na rodada de ontem da NBA, todos os jogadores entraram em quadra devastados pela notícia, que havia sido publicada momentos antes dos jogos iniciarem. Na maioria dos confrontos, os times estouraram o tempo da primeira posse de bola. Enquanto isso, o ginásio ficava em pé e aplaudia Kobe Bryant, um dos maiores da história.
A carreira de Kobe foi marcada por conquistas e feitos memoráveis. Em 20 anos vestindo a camisa dos Lakers, o Mamba Negra conquistou 5 títulos da NBA (2000, 2001, 2002, 2009 e 2010), um prêmio de MVP (2008), dois troféus de MVP (2009 e 2010), 11 convocações para a seleção da NBA, nove para a seleção de defesa, 18 All-Star Games, duas vezes cestinha da temporada, quarto maior cestinha da história da liga (até a noite de sábado ele era o terceiro, quando foi ultrapassado por LeBron James).
Entre tantos jogos marcantes de sua carreira, vale destacar a partida contra o Toronto Raptors em 2006, quando marcou 81 pontos, segunda maior pontuação em uma única partida da liga.
Em 2016, no jogo de aposentadoria, o Mamba mostrou por que foi um dos maiores da história. Ele marcou em seu último jogo 60 pontos, sendo fundamental na vitória de virada sobre o Utah Jazz, por 101 a 96.
Kobe foi premiado também fora das quadras. Em 2017, o filme Dear Basketball venceu a disputa da categoria de Melhor Curta de Animação no Oscar. O filme é uma animação da carta de despedida que o jogador escreveu ao The Player’s Tribune, em novembro de 2015, anunciando sua aposentadoria das quadras.
Aos 41 anos, Kobe deixa a mulher Vanessa e outras três filhas, Natalia, Bianka e a pequena Capri. Um jogador fantástico, que deixa um legado gigante para o basquete.