Mais um grande cai. Confira os destaques da última rodada do Brasileirão 2019
Escrito por Redação Máxima FM 90,9 em 09/12/2019
O Campeonato Brasileiro terminou com um campeão absoluto, oito times classificados à próxima liberadores e quatro rebaixados, entre eles, um gigante: o Cruzeiro jogará a segunda divisão pela primeira vez em sua história.
Neste domingo (8), todos os jogos foram disputados simultaneamente. A notícia do gol do Botafogo, aos 38 minutos do 1º tempo, no Rio de Janeiro, reacendeu a esperança cruzeirense em Belo Horizonte. Naquele momento, o Ceará perdia por 1 a 0 e o Cruzeiro empatava por 0 a 0 com o Palmeiras no Mineirão. Um gol do time de Minas significava a salvação da temporada.
Mas, não foi isso que aconteceu.
Ao invés de marcar, o Cruzeiro levou um gol logo no início do segundo tempo. A partir daí, a situação ficou tensa. Bombas começaram a estourar no estádio, houve corre-corre nas arquibancadas e muito tumulto. Cadeiras eram arremessadas no campo, torcedores tentavam invadir o gramado e a polícia teve muito trabalho.
Nesse momento, o Ceará já tinha empatado o seu jogo e o segundo gol palmeirense, marcado por Dudu, decretava a queda celeste.
Os números da campanha cruzeirense explicam o rebaixamento: foram 16 derrotas, 15 empates e apenas 7 vitórias, aproveitamento de 31,6%. Durante o ano, quatro técnicos passaram pelo clube: Mano Menezes, Rogério Ceni, Abel Braga e Adilson Batista, que deve ser o escolhido para comandar a remontagem do elenco num ano que promete ser complicado, principalmente pela questão financeira.
Alguns clubes deram férias antecipadas aos principais jogadores e foram para a última rodada com times repletos de garotos da base. Foi o caso do São Paulo, que bateu o CSA por 2 a 1 em Alagoas, e do Grêmio, que perdeu para o Goiás por 3 a 2 no Serra Dourada.
O Santos carimbou a faixa de campeão do Flamengo em grande estilo. Vitória dos comandados de Jorge Sampaoli por 4 a 0 na Vila Belmiro.
O Fluminense ficou com a última vaga da Copa Sul-Americana ao bater o Corinthians em Itaquera por 2 a 1, mesmo placar da vitória do Inter sobre o Atlético-MG no Beira-rio.
O 2 a 1 se repetiu também no Castelão, na vitória do Fortaleza em cima do Bahia, com estádio lotado. Mais de 52 mil pessoas fizeram uma linda festa e acompanharam o desfecho da melhor campanha do time na história dos pontos corridos.
Dois empates fecharam o Brasileirão 2019. Vasco e Chapecoense ficaram no 1 a 1 no Maracanã, que recebeu um bom público; na Ressacada, Avaí e Athletico-PR não saíram do zero.
Confira como ficou a classificação do campeonato após a última rodada:
1º ao 8º – classificados para a Libertadores.
9º ao 14º – classificados para a Copa Sul-Americana.
17º ao 20º – rebaixados.