No Dia da Consciência Negra, veja sugestões de filmes sobre racismo

Escrito por em 20/11/2019

O dia 20 de novembro é marcado pela morte do principal líder quilombola, Zumbi dos Palmares. Ele nasceu como uma criança livre, porém foi escravizado aos 6 anos de idade. Acabou assassinado em uma emboscada enquanto lutava pelo direito à liberdade dos escravos.

A princípio, a data foi criada para homenagear Zumbi, mas se tornou um dia para conscientização sobre todos os danos e prejuízos que a comunidade negra sofreu e sofre no Brasil até hoje. Além disso, um dos objetivos é valorizar a cultura afro-brasileira, suas músicas, religião, política e gastronomia.

Por isso, para esta quarta-feira, separamos uma lista de filmes que propõem uma reflexão sobre o racismo. Eles são dos mais variados anos e mostram como a população negra sofre com o preconceito há muito tempo.

À ESPERA DE UM MILAGRE (1999)

Foto: Divulgação

O filme conta a história de um homem negro condenado à morte pelo assassinato de duas irmãs gêmeas. Na prisão, ele conhece um carcereiro que começa a entender sua história e perceber que uma grande injustiça está prestes a ser cometida.

INFILTRADO NA KLAN (2018)

Foto: Divulgação/UPI Media

O filme conta como um policial negro se infiltrou na Ku Klux Klã, em 1978. A história é envolvente e muito interessante para quem quer conhecer um pouco mais desse período.

GREEN BOOK (2018)

Foto: Divulgação

O ano é 1962, época de forte segregação racial nos EUA. Um pianista negro, mundialmente famoso, começa uma aventura pelo sul do país junto de seu motorista e segurança. Em meio à viagem eles começam a ter problemas com o preconceito. O filme foi o vencedor do Oscar de Melhor Filme em 2018.

HISTÓRIAS CRUZADAS (2013)

Foto: Divulgação

Filme que se passa nos anos 60. Conta a história de uma jovem escritora que entrevista mulheres negras para conhecer suas vidas e suas histórias.

CIDADE DE DEUS (2002)

Foto: Divulgação

Um dos filmes brasileiros de maior sucesso no país e fora dele. Mostra a vida nas favelas na década de 70.

DJANGO LIVRE (2012)

A história é sobre um ex-escravo (Django) e um caçador de recompensas que vão atrás dos irmãos Brittle para captura-los. Após essa jornada, eles partem em busca do resgate da esposa de Django, que está sendo levada para a escravidão.

Foto: Divulgação

Fonte: canaltech


[There are no radio stations in the database]