Voo sem escalas mais longo da história ultrapassa 19 horas de duração
Escrito por Editor Máxima FM 90,9 em 21/10/2019
Dezenove horas e 16 minutos. Esse é o tempo de duração da mais longa viagem sem escalas da história. O voo experimental da companhia australiana Qantas saiu de Nova Iorque e só pousou no destino, a cidade de Sydney. Para o CEO da empresa, o feito representa um momento histórico para a Qantas e para a aviação mundial.
O Boing 787-9 tinha apenas 49 pessoas a bordo, a maioria funcionários da companhia. Uma das preocupações foi reduzir o máximo possível o peso transportado pelo avião para liberar espaço para combustível em quantidade suficiente para os 16 mil quilômetros de trajeto.
A aeronave foi comandada por 4 pilotos, que se revezaram em turnos. Eles utilizaram sensores especiais que mediram a atividade cerebral e o estado de alerta durante todo o percurso. Também houve um esquema especial de acompanhamento para os passageiros, com uso limitado de eletrônicos para evitar cansaço desnecessário, refeições reforçadas e um longo período de sono.
O voo é o primeiro de três experimentos que a Qantas vai realizar para avaliar a viabilidade de viagens ultralongas e de criar uma linha comercial regular dos Estados Unidos à Austrália. A empresa também planeja organizar um voo sem escalas entre Londres e Sydney.
Com informações do G1 e da France Presse
Foto de David Gray (File Photos/Reuters)